Verdade seja dita, não há quem resista ao pão de queijo depois de provar uma vez! Nem os gringos escapam – como a cantora espanhola Rosalía, que fez questão de divulgar que amou o salgado mineiro.
O pão de queijo é sucesso em qualquer padaria ou café, ideal para tomar com bebidas quentes ou frias, por isso hoje a Ok! Receitas trouxe a fórmula para que você aprenda como preparar esse quitute saboroso! Confira abaixo:
![]()
Ingredientes
100g de ovo em pó (ou 400g de ovo liquido ou in natura);
300 ml de água;
300 ml de leite integral;
300g de polvilho azedo;
300g margarina ou manteiga sem sal;
1200g de fécula de mandioca;
50g de sal;
600g de queijo tipo minas.
Modo de preparo
1 – Leve o leite para ferver;
2 – Na batedeira, misture os ingredientes secos, inclusive os ovos em pó menos, a fécula de mandioca;
3 – Quando o leite ferver, adicione a metade do liquido na batedeira e misture um pouco;
4 – Deixa o restante do leite em fogo baixo;
5 – Adicione a fécula de mandioca, a margarina e o queijo e continue a misturar;
6 – Coloque o restante do leite quente e dê o ponto na massa com a água da reconstituição dos ovos;
7- Modele tipo filão e corte as peças;
8 -Coloque nas assadeiras e leve para assar.
![]()
A origem do pão de queijo
O pão de queijo é uma iguaria 100% original de Minas Gerais, sim! O tesourinho da culinária nacional surgiu por volta do século 18.
Porém, sua história de origem varia: uns afirmam que o pão de queijo surgiu por conta da farinha de trigo ser de baixa qualidade, na época. O que fez com que as cozinheiras optassem pelo polvilho ao produzirem pães, misturando com queijo que estava endurecendo. Já a outra versão é que o alimento foi criado pelos escravos.
A receita mistura elementos fortes da cultura europeia e indígena: o queijo e a mandioca. O polvilho vem do vegetal, que possui duas versões, popularmente conhecidas como mandioca mansa e mandioca brava. A mandioca mansa é menos ácida e dá origem ao polvilho doce, enquanto que a brava forma o polvilho azedo.
Outras curiosidades sobre o pão de queijo
Apesar do pão de queijo ser uma receita deliciosa criada há séculos, ele só passou a fazer sucesso em escala nacional a partir da década de 1950, no século 20. Quase 200 anos depois de ter surgido!
O dia do pão de queijo é comemorado no dia 17 de agosto. Foi estabelecido a partir de um curso que ocorreu em 2007, que elegia a melhor receita de pão de queijo do Brasil.
Consumido sem exageros, é um alimento muito saudável, já que é rico em proteínas, lipídios,sais minerais, água, carboidrato e vitaminas. E o melhor de tudo é que não possui glúten!
Apesar do pão de queijo ser original de Minas, existem versões próprias em outros países. Como na Argentina e Paraguai, com o “chipa”, que é uma combinação de mandioca e especiarias, feito em formato de ‘U’. Já na Colômbia, é feito o “pan de bono”, com a massa mais dura e achatada. No Equador é feito o “pan de yuca”, e quando traduzimos, significa “pão de mandioca”.
Gostou dessa receita? Você encontra essa e muitas outras delícias em nosso blog, não deixe de conferir!


