Já chegou na feira ou no supermercado e julgou que o ovo vermelho era um ovo caipira e por isso estaria com um preço maior? Você não é o único que já pensou assim. O ovo caipira tende a ser mais valorizado por sua coloração mais escura, tanto na casca quanto na gema. O que também leva as pessoas a acreditarem que o ovo caipira possui mais qualidade, o que por fim, torna-o mais saudável. Mas será que isso é verdade, mesmo?
Neste post, você saberá a diferença entre ovo caipira, vermelho, orgânico e branco e a diferença entre criações de galinhas. Continue lendo abaixo.
Ovo caipira
Um ovo é caipira dependendo de como ele foi produzido. Se a galinha que o botou vive livre, sem gaiola e se alimenta de milho, insetos e alimentos orgânicos, então ela vive em uma produção caipira. Essa alimentação rica em vegetais torna a cor da gema mais escura.
Porém a cor da casca do ovo pode variar, dependendo da raça da galinha, pode ser avermelhado, branco, até mesmo esverdeado ou azulado.
Ovo vermelho
O ovo possui essa coloração por conta da penugem avermelhada da galinha, geralmente das raças Rhode Island (vermelha-escura) e New Hampshire (vermelha-clara). Os ovos são vermelhos independente do tipo de criação – seja em granja ou em criação livre.
Ovo cage free ou orgânico
Com um processo de criação semelhante ao das galinhas caipiras, a diferença está no rigor da alimentação: para um ovo ser orgânico, a galinha deve receber alimentos 100% naturais, sem nenhum tipo de agrotóxico e muito menos ração. Novamente, não é uma questão de raça e sim no modo de criação. Ovos orgânicos podem ser tanto brancos quanto vermelhos, ou de qualquer outra cor.
Ovo branco
Galinhas da raça Leghorn ou com penugem branca são as que botam ovos brancos. São comumente associadas às granjas, mas, como citamos acima, o modo de produção não interfere na coloração. O que muda a cor dos ovos é a raça – o que também não
Desmistificando
Então qual é o ovo mais saudável, você leitor, pode se perguntar. Bem, embora não exista grande diferença em nutrientes, o ovo mais benéfico para a saúde é o orgânico. A ausência de insumos com agrotóxico e transgênicos e de “medicamentos” que promovem o crescimento forçado das aves torna a produção mais natural. Afinal, se as galinhas ingerem alimentos naturais, sem nenhuma toxina, os ovos sairão tão naturais quanto – o que é melhor para nós, que os ingerimos.
Além do mais, as galinhas que botam ovos orgânicos possuem uma rotina menos estressante, vivendo livres como devem ser. Diferente das galinhas de granjas comuns, que são cruelmente confinadas em espaços minúsculos e sofrem mutilações.
Alimentação saudável
O ovo é um alimento riquíssimo em nutrientes e muito versátil. Além de ser necessário em receitas de pães, bolos e outros, ele também pode ser consumido frito, cozido, mexido, pochê, omelete e tantas outras maneiras.
A mais saudável delas é na forma cozida, já que é só ferver o ovo na água, sem retirar nutrientes ou acrescentar gordura.
O fato é que os ovos são ricos em vitaminas A, D e E, proteínas e minerais como cálcio, selênio, zinco e fósforo. Todos esses compostos ajudam em nossa saúde de diferentes maneiras, como a melhora no sistema imunológico, diminuição da absorção do colesterol no intestino, aumento da massa muscular e prevenção do envelhecimento precoce, dentre outros benefícios.
Então o ovo se torna indispensável em nossa dieta, não é mesmo? E o melhor de tudo é que a Ok! Eggs possui todos os produtos de ovos que você pode precisar tanto para a sua dieta quanto para o seu negócio. Conheça nossa seleção de produtos.
E se você gostou desse conteúdo, veja mais em nosso blog 😉


